-
Arquitetos: Segond-Guyon Architectes
- Área: 4130 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Studio Erick Saillet
-
Fabricantes: KEIM
Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola francesa Louis Massignon em Abu Dhabi acolhe, num terreno de 1,6 hectares, mais de 2000 crianças do jardim-de-infância ao fundamental. O aumento progressivo do número de alunos levou a uma primeira extensão do estabelecimento em 1985 e outra em 2010. O projeto consiste na renovação da escola existente, na criação de um novo jardim-de-infância e escola primária para 600 alunos, assim como na restruturação de todos os acessos do estabelecimento, entre todos os acessos pedonais e de automóveis.
O novo volume da escola é o resultado de uma arquitetura simples e compacta. A horizontalidade do projeto (marcada por uma grande pérgola branca) vem opor-se ao contexto de densificação urbana vertical da envolvente.
A grande pérgola, elemento bioclimático usado para o sombreamento dos espaços de recreio e para a redução de consumo energético, é um elemento primordial da nova imagem da escola.
A qualidade do sombreamento produzido transforma o recreio num verdadeiro oásis. O sistema de irrigação dos espaços verdes recupera a água dos sistemas de climatização.
O jardim-de-infância encontra-se no térreo, em relação com os espaços de recreio principais. A escola primária localiza-se no primeiro andar e dispõe de um espaço exterior animado por plantações e jogos exteriores.
A circulação vertical marca, sem ambiguidade, a entrada do novo edifício.